3 Dicas sobre Catarata | Oftalmos PF
chegou 1teste
3 Dicas sobre Catarata
3 Dicas sobre Catarata BLOG

3 Dicas sobre Catarata

02 DE outubro

A catarata vai surgindo silenciosa e gradualmente causando baixa de visão. Em casos avançados pode causar cegueira. Mas a cegueira é reversível! Ao lado dos erros refrativos, essas duas doenças somam aproximadamente três quartos dos casos de cegueira reversível no mundo.

A catarata é uma alteração na lente natural do olho, chamada de cristalino, que deixa de ser transparente e vai tornando-se opaca, amarelada, provocando visão embaçada e até troca frequente de óculos.

A maioria das pessoas desenvolve catarata pelo envelhecimento natural, o que chamamos de catarata senil, geralmente a partir dos 55 anos. Mas ela pode acontecer em todas as idades, por causas mais raras, inclusive ao nascimento. Por esse motivo é importante a realização do teste do olhinho ao nascer, por pediatra ou oftalmologista. A suspeita de catarata congênita pode surgir por uma mancha branca através da pupila ou ausência do reflexo vermelho da retina. Traumas, medicamentos e algumas outras doenças, como o Diabetes, também podem provocar o surgimento da catarata.

Uma vez diagnosticada a catarata, pode ser programada a cirurgia. O único tratamento disponível atualmente é cirurgia, onde realiza-se a troca da lente natural (cristalino) por uma lente intraocular, que permanecerá no olho pela vida toda, sem necessidade de troca. Não existe colírio capaz de retardar a progressão da catarata, nem lente de óculos que consiga corrigir a deficiência visual causada pela doença.

O procedimento cirúrgico evoluiu muito nas ultimas décadas. A cirurgia de catarata está entre as cirurgias mais realizadas no mundo. Não é preciso ficar internado, o paciente realiza o procedimento e recebe alta em seguida. A anestesia é tópica na grande maioria dos casos, com colírio anestésico, e dura em torno de 15 a 20 minutos.

Então agora que você já sabe um pouco mais, vou falar 3 dicas sobre a catarata:

1. Usar óculos de sol ajuda na prevenção do envelhecimento do olho, podendo tornar mais lenta a progressão da catarata senil. Mas atenção, os óculos precisam ter proteção UVA e UVB, senão os danos oculares podem ser ainda maiores.

2. Tenha bons hábitos de vida! Manter uma alimentação saudável, evitar álcool e cigarro também podem contribuir para a boa saúde ocular, evitando o envelhecimento precoce e acumulo de toxinas no organismo!

3. A cirurgia de catarata pode proporcionar independência do óculos, com as lentes intra-oculares multifocais. Converse com seu oftalmologista porque a decisão sobre qual lente implantar na cirurgia deve ser individualizada!

Gostou da leitura? Deixe seus comentários. Compartilhe as informações!

E lembre de consultar seu oftalmologista regularmente.

Catarata